Cases

Em sua trajetória provendo serviços customizados de telecomunicações ao mercado corporativo, a RGTECH Telecomunicações participou de projetos de diferentes tipos e necessidades, cada qual com desafios e restrições específicos. Todos eles exigiram flexibilidade, criatividade, inovação e capacidade de adaptação.

Conheça alguns cases:

arcelorSoluções Críticas


Entregamos,  varias soluções de telecomunicações para a gigante do mundo siderúrgico ArcelorMittal.

A primeira solução, refere-se a interligação da unidade de mineração em Itatiaiuçu / MG à sede da empresa na Avenida Brasil, em Belo Horizonte.

A segunda, ocorrida no município de João Monlevade / MG, com a interligação da Mina do Andrade à Usina Siderúrgica do Grupo na mesma cidade.

A terceira solução foi dedicada ao atendimento com link IP ao canteiro de obras de expansão, na Mina do Andrade em João Monlevade/MG.

A quarta solução foi implementada no município de Martinho Campos/MG, com a interligação de três unidades produtoras de energia (UPE) ao escritório regional.

A quinta solução foi implementada no município de Dionisio / MG, interligando a UPE localiza na zona rural ao escritório regional com solução de dados e voz.

A sexta solução foi implementada no município de Carbonita / MG, interligando a UPE localizada na zona rural ao escritório regional.

Todas as soluções que envolveram links ponto a ponto, operam com links principal e redundante com gerenciamento e operação automática via roteadores Cisco.

ferrous

Last Mile


A necessidade da mineradora Ferrous de interligar as minas da Serrinha, Esperança e Viga Coelho, localizadas em áreas rurais dos municípios de Brumadinho e Congonhas respectivamente, levou a empresa a contratar os serviços de telecomunicações da Algar Telecom, que por sua vez, contratou os serviços da RGTECH, especializada em atendimentos críticos de difícil acesso, para prestar os serviços de last mile.

Os links instalados interligam as minas citadas ao backbone da operadora na cidade de Contagem, responsável por levar o tráfego de dados e voz dos pontos interligados à sede da mineradora no município de Belo Horizonte.

sotreqTecnologia Embarcada


A RGTECH foi contratada pela Sotreq, distribuidora Caterpillar no Brasil, para desenvolver e implantar uma solução de comunicação embarcada. O sistema implementado é responsável pela recepção e reenvio dos dados fornecidos pelos equipamentos de telemetria embarcados, utilizados em grandes carregadeiras e tratores, para as oficinas centrais localizadas dentro de áreas de mineração. As soluções operam a partir de unidades de rádio, instaladas nas máquinas Caterpillar, e que se comunicam com unidades móveis de coleta, instalados em veículos leves em deslocamento pela área de trabalho. A solução evita a necessidade de paralisações das máquinas de grande porte, para fins de leitura de informações referentes à sua operação e funcionamento, aumentando a sua produtividade.

kinrossSetor de Mineração


A RGTECH Telecomunicações foi a responsável pela cobertura de rádio em toda a área da mina de Ouro da Kinross - localizada em Paracatu, permitindo a comunicação de dados bidirecional entre as máquinas fora de estrada Caterpillar e o centro de controle da mina.

Após a implantação desta solução os engenheiros da mineradora passaram a acompanhar a operação e a performance on line de cada uma das máquinas em operação.

Setor de Meio Ambiente A qualidade do ar ao redor da mina precisa ser monitorada 24 horas por dia, por estar próxima à cidade de Paracatu – MG. Para viabilizar o monitoramento, a RGTECH Telecomunicações foi contrata para interligar os coletores e sensores, que estão localizados em áreas de difícil acesso ao centro de monitoramento do Meio Ambiente. A solução facilitou o processo de gerenciamento da qualidade do ar.

25545

                                                  Gerdau Mineração Em uma mina e unidade de beneficiamento de minério de Ferro nas localidades de Itabirito e Congonhas respectivamente, integramos com links de rádio, balanças, cancelas de entrada e saída, pontos de coleta de dados por RFID, fixos e móveis,  Centros de Controle e Operação, câmeras de monitoramento das áreas de logística e segurança patrimonial e unidades de monitoramento de cava e barragem. Todos os serviços com atendimento critico operam com circuitos principal e redundante e SLA de 100%. CFTV Logística: O projeto em questão foi implementado nas balanças, áreas de carga e descarga de minério, cavas e áreas operacionais. As imagens foram concentradas em apenas um CCO (Centro de Controle Operacional) de forma a reduzir sensivelmente a mão de obra empregada nas áreas de controle de logística interna e operação. Com os recursos de telecomunicações da RGTECH e parceria com uma segunda empresa, especializada em logística e despacho em mineração, foram instalados dispositivos RFID em todas as portarias, áreas de carregamento de minério e balanças, de forma a automatizar todos os processos internos. CFTV Segurança patrimonial: Projeto implementado com o objetivo de automatizar  processos de  controle e acesso de veículos, ônibus, caminhões, visitantes e colaboradores, alem da segurança perimetral em locais remotos. As imagens foram concentradas em um CCO responsável pela coordenação de tráfego e acesso as áreas de trabalho. Em parceria com uma segunda empresa especializada em controles de acesso, foram instaladas cancelas automáticas e interfones em todas as portarias, agora controladas remotamente.